BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

3 Personagens ou Gênios?

Eu pensei em dar 500 nomes diferentes pra esse post, mas a realidade é que eu quero falar do Grissom (CSI), Goren (Law and Order: Criminal Intent) e do Dr Spencer Reid (Criminal Minds). Um dos nomes do post era "Google Boys" ou "Grandes Detetitves", contudo as áreas de atuação de cada um são muito distintas (cientista forense, detetive e profiler) e o real google boy desse trio é, indubitavelmente o Dr Spencer Reid, aliás, deve chegar a dar raiva andar com ele pq o cara sabe tudo, absolutamente TUDO. Os diálogos mais surreais de Criminal Minds (considerando as atrocidades cometidas pelos unsubs) são os que envolvem o Reid q sabe qtos grãos tem uma espiga de milho e entre comprar e ler um livro demora uns 20 mins :) O nosso folhear = ao ler dele.

O interessante de qualquer forma, é a única coisa que os 3 dividem, que seria o desajuste social não só pelo seu trabalho, mas pela genialidade e inteligências ímpares que os tornam absolutamente únicos. Mais interessante que isso é a escadinha de idades. O Reid é um jovem muito jovem, tanto é que logo no começo de CM eles deixam claro que adicionam o Dr antes do nome dele numa forma de tentar ganhar respeito antes dele abrir a boca (depois é assombramento puro). O Goren é um homem nos finais dos 30, começo dos 40 e o Grissom começou CSI no meio dos seus 40, começo dos 50. Não que o Grissom pareça velho, mas ele é obviamente o mais velho dos 3. Então temos o Reid ainda lutando com o fato de não conseguir um encontro e sua clara percepção de que é impossível pra ele participar de uma conversa normal (o q alguém vai dizer pra esse cara q ele não saiba?) e dos 3 acho que é o que vai sofrer desse mal de forma mais aguda pq eu acho que ele é o q tem o maior QI (podiam fazer um teste nos 3 né :P), o Goren e o Grissom já abraçaram sua condição de bizarros e no caso do Goren sequer vemos menção de uma mulher na sua vida com exceção da mãe doente. Tanto o Grissom quanto o Goren vivem pra trabalhar, o Goren aparentemente muito mais que o Grissom, q parece ter uma grande capacidade de auto-entretenimento, afinal de contas ele é um ciêntista, se perder o trabalho vai ocupar sua mente com qualquer outra coisa que lhe interesse ou seja digna de pesquisa e o Grissom tem toda cara de quem fica em casa lendo Shakespeare e ouvindo música clássica à noite em casa :)

De qq forma, é recorrente nos seriados que os gênios sejam estranhos. Parece que é aquele tipo de compensação (justiça poética, digamos) onde uma pessoa não pode ter tudo ou, pelo jeito gênios não se adaptam muito bem socialmente. Como não vivo cercada por eles não saberia dizer, mas é assim que as séries os retratam. O Dr Tony Hill de Wire in the blood é genial e estranho! Especial destaque pra trupe de The Big Band Theory série cômica revelação dessa temporada (na minha opinião) onde uma menina normal e MUITO bonita vai morar na frente do ap que dois gênios dividem, os amigos dos gênios são... Gênios! Nesse caso os estereótipos associados à nerdice e deslocamento social são elevados à décima potência. Os comentários, posturas e imaturidade do Sheldon são a alma do show, ao mesmo tempo que ele também parece ser o mais genial dos 3. Vale cada episódio :) Fora ele temos o Raj, um indiano, que não consegue (de fato) falar com mulheres ou sequer homens afeminados (segundo ele mesmo :) e o Howard, o nerd horroroso sem espelho em casa que confunde breguice com galanteios, os foras que ele toma da Penny são Ó-T-I-M-O-S.

0 yadasyadasyadas: