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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Natura - ética? #fail

Já deixo claro logo no começo deste post que minha queixa, legalmente, segundo a Natura (ainda irei checar com o Procon) não tem valia, no entanto meu questionamento não é legal, é ético e moral.

As empresas hoje em dia adoram dizer que não só possuem qualidade, como são ecologicamente corretas e também éticas nos seus relacionamentos, nesse caso eu diria, como o Azaghal, ou não.

Comprei da Natura em janeiro de 2010 duas barras hidratantes de cacau no último ciclo de vendas do produto pela internet, acho que era a segunda vez que comprava Natura pela internet e com certeza já havia comprado perecíveis pela net (Pão de Açucar é um EXEMPLO de serviço). Em geral, o tal produto tem 2 anos de validade e na maior inocência e burrice da minha parte quando recebi a encomenda não parei para checar as datas de validade, afinal eles não iam me mandar o produto com vencimento próximo, correto? INCORRETO.

Eles me mandaram o produto com vencimento em julho/2010, exatamente 6 meses cravados do limite mínimo legal (segundo a Natura), dentro do qual a empresa pode enviar um produto para o consumidor. Eu perguntei se eu havia concordado ou sido informada sobre essa condição no momento da compra e enrolação vai, enrolação vem, a real é que eu não sou informada ou sequer questionada se eu aceito esse prazo. Veja bem, o sistema é eletrônico, eles poderiam incluir a data de vencimento, mas isso daria muito trabalho, ou eles poderiam me avisar que talvez os produtos sejam enviados com vencimento dentro de 6 meses, mas isso poderia fazer com que eu mudasse de idéia em relação a minha compra, então a Natura entende que a forma correta de tratar o seu consumidor é mandar assim mesmo e se alguém reclamar aí a gente troca (por que sim, se eu tivesse reclamado em 7 dias úteis eles teriam trocado - segundo me disseram - , o que é intrigante se eles não estão fazendo nada de errado ou questionável).

Sabe qual foi o MEU problema? Além de credulidade e confiança cretina? Que eu só fui usar meu produto em setembro (!) de 2010. Aí vocês perguntam: "Mas nossa Érica por que só tanto tempo depois?" Por que sendo o último ciclo de vendas de um produto o esquema é compre agora ou fique sem para sempre e como eu gostava demais do hidratante (que ironicamente nunca vou chegar a usar) estoquei comprando logo duas barras que só iriam ser abertas quando eu terminasse a que estava em uso as quais eu esperava ter DOIS ANOS para usar.

Acionei a Natura duas vezes em 2010 em outubro e dezembro, eles me mandaram falar com o submarino, me ignoraram e só agora em fevereiro de 2011 (depois de acioná-los via twitter e viva o "Não é uma Brastemp") me deram a resposta que eu divido aqui com vocês. Vamos supor que eu estivesse dentro do prazo para reclamar, mesmo assim meu problema teria levado 5 MESES para ser resolvido, é mole?

Agora me digam, é com esse tipo de empresa que vocês gostariam de manter negócios?